HUMA Reflexões Urbanas
Ciclo de encontros
curadoras / curators: Ligia Nobre e Maria Augusta Bueno - São Paulo Lab / Studio-X GSAPP - Escola de Arquitetura da Columbia University, NY
HUMA - Chácara Klabin, São Paulo
10 - 24.04.2013

São Paulo Lab - HUMA Reflexões Urbanas



Huma Reflexões Urbanas compõe-se de um ciclo de quatro encontros e uma intervenção visual, que reúne empreendedores, arquitetos, urbanistas, artistas e jornalistas. Tem como objetivo promover um diálogo sobre novos procedimentos e parâmetros de ação no fazer da cidade, abrir frestas, criar intersecções entre o pensamento urbanístico contemporâneo, as ações do mercado imobiliário, do setor público e da sociedade civil.

São Paulo está passando por aceleradas transformações em seu território, exigindo dos cidadãos novas posturas e modos de viver e agir. Em 2013, o debate sobre São Paulo é extremamente relevante devido à revisão do seu Plano Diretor. Nesse contexto, a arquitetura, o urbanismo e o desenvolvimento imobiliário têm a oportunidade de exercer um novo papel no fazer da cidade ao promover projetos que dialoguem com o entorno e valorizem a diversidade e a vitalidade da metrópole contemporânea.

Realização HUMA desenvolvimento imobiliário e curadoria de São Paulo Lab / Studio-X



links

Blog HUMA

HUMA facebook

HUMA Reflexões Urbanas facebook

Ciclo de encontros

This text will be replaced

projeto mural
intervenção concebida pelo designer Vitor Cesar
e o artista Jorge Menna Barreto


Revestimento temporário de superfícies por meio de cartazes que serão distribuídos entre o público com o potencial de serem reorganizados em outros espaços.

This text will be replaced

a cidade sustentável
palestra com o urbanista Jaime Lerner

São Paulo potencializa os dilemas das grandes cidades brasileiras em questões fundamentais, como mobilidade, sustentabilidade, identidade e coexistência. A vida na cidade não pode se resumir a carros, shoppings e condomínios fechados. A separação de funções e os muros retiram de São Paulo a sua maior riqueza: a diversidade. A cidade deve se celebrar em seus espaços públicos e ser uma estrutura integrada de vida, trabalho e mobilidade, onde o crescimento, guiado pelo transporte coletivo, molda o seu desenho. Quais são as estratégias possíveis para que a cidade se torne habitável e eficiente? Como reexaminar a atuação do mercado imobiliário para enfrentarmos os desafios do desenvolvimento sustentável?

This text will be replaced

tipologias residenciais e modos de morar
diálogo entre Ligia Nobre, Natália Garcia e Leandro Abreu

Vivemos um momento de transformação intensa da metrópole, inserida em dinâmicas locais e globais, colocando novos desafios e oportunidades. Quais são as novas tipologias de arquitetura residencial e os modos de morar em São Paulo e em outras partes do mundo? Como o edifício pode se inserir na cidade, no bairro, no sistema de transporte e no espaço público?

This text will be replaced

novas maneiras de atuar na cidade: empreendedorismo sustentável
diálogo com Denis Russo Burgierman e Lourenço Bustani

Recentemente, um número crescente de iniciativas da sociedade civil busca mais qualidade de vida na cidade, operando tanto num âmbito ativista como no de empreendedorismo. Práticas como agricultura urbana, urbanismo colaborativo e compartilhamento de carros e bicicletas podem incentivar novas formas
de convívio na cidade, além de gerar oportunidade de negócios. Como essas iniciativas podem contribuir
para novas políticas de desenvolvimento urbano e ações da iniciativa privada?

This text will be replaced

morfologia urbana e legislação: oportunidades e desafios
diálogo entre Milton Braga, Rafael Rossi e Fernando Viégas / UNA Arquitetos

2013 é um momento chave para a cidade, pois a revisão do Plano Diretor permite uma reflexão sobre os mecanismos e atores que podem contribuir para uma cidade melhor. Quais são os parâmetros e as oportunidades para gerar empreendimentos inovadores que alinhem os diversos setores? Quais são os potenciais a serem explorados na legislação urbana que podem promover uma cidade mais diversa e humana?