África-Mundos
realização e curadoria exo experimental org.
Ligia Nobre e Cécile Zoonens
coordenação artística e concepção geral Anne Sobotta
São Paulo e Salvador da Bahia, 2004

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O projeto transdisciplinar ÁFRICA-MUNDOS Resistências Contemporâneas procurou dar visibilidade às complexas posturas culturais e críticas da África contemporânea

ÁFRICA-MUNDOS Resistências Contemporâneas constituiu uma plataforma para a produção cultural de origem africana, re/ativando redes de pesquisadores, criadores, escritores e agentes sociais. Este projeto tentou rever os modos estabelecidos de interpretação da sociedade africana e buscou formas atuais de apresentação de uma produção contemporânea herdeira do discurso crítico dos grandes movimentos de independência (pan-africanismo, negritude, Black Power, consciência negra, nacionalismo africano, afrocentrismo). O projeto se estabeleceu como uma tentativa inovadora, procurando apresentar e discutir no Brasil a cultura e o contexto social africanos contemporâneos, colocando-os em perspectivas com os debates atuais e questões sobre a identidade afro-brasileira e as diferentes formas de militância.

A presença do percussionista Tony Allen no Brasil, em junho de 2004, marcou o lançamento do bloco/1 Fela Anikulapo Kuti, entre cultura e ativismo - Resistências Contemporâneas Africanas, com dois concertos de Tony Allen & band em São Paulo no Fórum Cultural Mundial - SESC Itaquera e na Mostra SESC de Artes no SESC Pompéia. Tony Allen é reverenciado como o homem que criou, junto com o músico nigeriano Fela Anikulapo Kuti (Fela Kuti), uma das músicas mais significativas do século XX: o afrobeat, com seus ritmos únicos, super-funky e contagiantes. Tony Allen & band apresentaram a turnê do disco Home Cooking.

A residência do autor e jornalista Nigeriano Eyitayo Aloh em novembro e dezembro de 2004, constituiu sua segunda etapa. Uma série de palestras/encontros, oficinas e projeção de filme foram realizadas com diversos públicos nas cidades de Salvador e São Paulo, examinando duas dimensões fundamentais de Fela Kuti: como oponente social e político nigeriano e criador do estilo musical afrobeat.

Fela Anikulapo Kuti, entre cultura e ativismo - Resistências Contemporâneas Africanas foi realizado com apoios, parcerias e colaborações importantes, com a co-concepção e coordenação artística de Anne Sobotta, participações de Eugenio Lima, Luanda Castella, Luca Baldovino, Carlos Moore, Eyitayo Aloh, dentre outros, e instituições como Prince Claus Fund (Holanda), Instituto Polis São Paulo, programa Coisa Fina/Galeria Olido - São Paulo, Universidade Federal da Bahia - Escola de Dança, Fundação Cultural Palmares- Salvador, CEAO- Centro de Estudos Afro-Orientais, Terreiro da Casa Branca – Ilê Axé Iyá Nassô Oká, Ilê Aiyê- Centro Cultural Senzala do Barro Preto – Salvador; Consulado Geral da França em São Paulo, Forum Cultural Mundial e SESC São Paulo, dentre outros.
The trans-disciplinary project AFRICA-WORLDS Contemporary Resistance sought to give visibility to complex cultural and critical postures of contemporary Africa.

AFRICA-WORLDS Contemporary Resistance constituted a platform for cultural production of African origin, re/activating networks of researchers, creators, writers and social agents. This project attempted to revise the established modes of interpretation of African society, and sought current forms of presentation of contemporary production that is heir to the critical discourse of the great independence movements (pan-Africanism, Negritude, Black Power, black consciousness, African nationalism, Afro-centrism). The project was established as an innovative attempt, seeking to present and discuss contemporary African culture and social context in Brazil, placing them in perspective with current debates and issues on Afro-Brazilian identity and different forms of militancy.

The presence of percussionist Tony Allen in Brazil in June of 2004 marked the launch of block 1/ Fela Anikulapo Kuti, between culture and activism – African Contemporary Forms of Resistance, with two concerts by Tony Allen & band in São Paulo at the World Cultural Forum – at the SESC Itaquera and at the SESC Arts Show at SESC Pompeia. Tony Allen is one of the planet’s greatest percussionists, and is revered as the man who, alongside Nigerian musician Fela Anikulapo Kuti (Fela Kuti), created one of the most significant musical styles of the 20th Century: afrobeat, with its unique, highly funky and contagious rhythms. Tony Allen and his band toured with their album Home Cooking.

Nigerian author and journalist Eyitayo Aloh’s residency in Salvador and São Paulo in November and December of 2004 constituted its second stage. A series of lectures/gatherings, workshops and film screenings were held with various different audiences in the cities of Salvador and São Paulo, examining two fundamental dimensions of Fela Kuti: as a Nigerian social and political opponent, and as creator of the musical style afrobeat.

Fela Anikulapo Kuti, entre cultura e ativismo - Resistências Contemporâneas Africanas was made possible by important support, partnerships and collaborative efforts, with conception and artistic coordination by Anne Sobotta, the participation of Eugenio Lima, Luanda Castella, Luca Baldovino, Carlos Moore and Eyitayo Aloh, among others, and institutions such as the Prince Claus Fund (Netherlands), the Polis São Paulo Institute, the Coisa Fina program / Galeria Olido – São Paulo, the Federal University of Bahia’s School of Dance, the Palmares Cultural Foundation in Salvador, the CEAO – Center of Afro-Oriental Studies, the Casa Branca Terreiro - Ilê Axé Iyá Nassô Oká, Ilê Aiyê’s Senzala do Barro Preto Cultural Center in Salvador, the Consulate General of France in São Paulo, the World Cultural Forum and SESC São Paulo, among others.