Modos de Colaborar / Ways of Collaborating
X Bienal de Arquitetura de São Paulo
curadoria Ligia Nobre, assistência de curadoria e produção executiva Ursula Troncoso; produção executiva Renata Canton. produção Anne Loeck e Tiago Ferreira. [+ equipes arte 3, Sesc Pompeia, CFCCT e Cia Uzina Uzona]
09 – 12.2014
Sesc Pompéia, Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, Teatro Oficina, São Paulo

Que presente inventar agora?

Práticas colaborativas existem há muito tempo, principalmente a partir dos anos 1960 e 1970, mas ampliaram-se e tornaram-se mais relevantes nos últimos dez anos, em várias partes do mundo. Cada vez mais distantes dos modos tradicionais de fazer e pensar a cidade e da figura do arquiteto como autor único, muitos coletivos de urbanistas, arquitetos, designers e artistas, estúdios de arquitetura e design, escolas e universidades têm adotado posturas colaborativas, visando a transformar e melhorar as cidades.

Como síntese dos modos de fazer e usar, essas práticas colaborativas apontam para novos modos de agir – nos planos individual e coletivo – e propõem iniciativas concretas e tangíveis. Mostram desafios de articulações novas entre o pessoal e o institucional, leis, usos e forças que regem nossas cidades. Lina Bo Bardi, arquiteta responsável pelo projeto do Sesc Pompeia, insistia na importância de inventarmos o presente. Seja em São Paulo, Belo Horizonte, Mumbai, Gurgaon, Quito, Moscou, Lagos, Buenos Aires, seja em Nova York, as iniciativas aqui reunidas inventam presentes com distintas ferramentas e estratégias, incluindo trabalhos em rede, tecnologias, pedagogia, financiamento coletivo, ativismo urbano, representações poéticas, publicações, edifícios, hortas comunitárias, design de serviços públicos, inserções urbanas e ações políticas.

Esta plataforma é fruto da colaboração entre muitas pessoas, grupos e instituições públicas e privadas, que tornaram possível sua realização. Apresenta múltiplas ações e posturas e fomenta pesquisas e trocas entre iniciativas brasileiras e internacionais. O Sesc Pompeia, o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT) e o Teatro Oficina articulam-se em rede, definindo um território que sinaliza algumas das disputas em curso por novos significados e configurações de espaço público e cidadania. Residências, debates e ações em Cidade Tiradentes e no Bixiga, junto a outras iniciativas na Pompeia e na cidade, terão suas experiências e seus resultados compartilhados no Sesc Pompeia, cuja exposição, desdobrada em novas proposições, será ativada por conversas e oficinas, contribuindo para a construção de um legado além do tempo-espaço da X Bienal de Arquitetura de São Paulo.

What present to invent now?

Collaborative practices have existed for a long time, specially from the 1960’s and 70’s, but have become more ample and relevant in the last ten years, in many parts of the world. Increasingly distant from the traditional ways of thinking and making the city and of the image of the architect as sole actor, many urbanist, architect, designer and artist collectives, architecture and design studios, universities and schools
have adopted collaborative stances, aiming to transform and improve cities.

As a synthesis of the ways of making and using, these collaborative practices point to new ways of acting – in individual as well as collective spheres – and propose tangible concrete initiatives. They show challenges of new articulations between the personal and the institutional, laws, uses and forces that rule our cities. Architect responsible for Sesc Pompéia’s project, Lina Bo Bardi insisted on the importance of us inventing the present. Wherever they take place, in São Paulo, Belo Horizonte, Mumbai, Gurgaon, Quito, Moscow, Lagos, Buenos Aires or in New York, the initiatives here gathered invent presents with different tools and strategies, including networking, technologies, pedagogy, collective financing, urban activism, poetic representation, publications, buildings, community gardens, public services’ designs, urban insertions and political actions.

This platform is the result of the collaboration of many people, public and private groups and institutions, that made its realization possible. It presents multiple actions and stances and promotes researches and exchanges between Brazilian and international initiatives. Sesc Pompéia, the Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT) and Teatro Oficina are articulated in a network, defining a territory that points to some of the ongoing disputes for new meanings and configurations of the public space and of citizenship. Residencies, debates and actions in the neighborhoods of Cidade Tiradentes and Bexiga, along with other initiatives at Pompéia and in the city, will have their experiences and results shared in Sesc Pompéia, of which the exhibition, unfolded into new propositions, will be activated by talks and workshops, contributing to a legacy beyond the X São Paulo Architecture Biennial time-space.


exposição + conversas e oficinas Sesc Pompeia
e colaborações-residências Cidade Tiradentes e Bixiga
colaborações-residências

+ Cidade Tiradentes: 1993: CFCCT + NACCO e Al Borde
mais info Al Borde

This text will be replaced


+ Bixiga: Do terreno ao bairro: Uzina Uzona/Teat(r)o Oficina + Supersudaca, KU Leuven e Vazio S.A.
mais info Teat(r)o Oficina



+ Pompeia: Amplifica Pompeia: DESIS Lab/Parsons e EISE
mais info Amplify
ocupação democrática
This text will be replaced


oficina de sonhos
espaços pra criar
resgates poéticos
projetos e participantes
projects and participants:


mais info download pdf



Amplifica Pompéia / Amplify Pompéia (residência): DESIS LAB-Parsons The New School (NY) + EISE (SP)

Colaboração Cidade Tiradentes (residência): Al Borde (Quito) + NACCO (SP) + CFCCT

Colaboração Bixiga (residência): Vazio S.A.(Belo Horizonte), Supersudaca (America Latina), KU Leuven (Bélgica) e Cia. Uzina Uzona/ Teat(r)o Oficina

Incomplete Works: Supersudaca (America Latina)

Escola Flutuante de Makoko/ Makoko Floating School: NLE’ (Lagos/Amsterdam)

Gurgaon Glossaries: CRIT Studio (Mumbai)

Cidade como Playground-Olimpíada DIY: Partizaning (Moscou)

Como virar sua cidade: EME 3 e Coletivos (Vapor 324; Muda; Bela Rua; Acunpuntura Urbana; Imargem; Walking Gallery; Movimento Boa Praça; Ateliê Azu; Basurama Brasil) (Madrid/São Paulo)

Bicicletas-Ambiente Economias de Quintal: Louise Ganz e Ines Linke

Cambuci Escadaria Interativa: Nomas Coletivo

Projeto Coruja: Acupuntura Urbana + Café na Rua

Entre - Entrevistas com Arquitetos: Gabriel Kozlowski, Mariana Meneguetti, Valmir Azevedo, Ana altberg, Antonio Hofmeister, Bruno Siniscalchi, Carlos Zebulun, Carolina Chataignier, Miguel Darcy, Rodrigo Messina

Tiquatira em Construção: André Medeiros Helou, João Pedro David, José Maria Garret, Julieta Fialho, Thomas Andersen

programação download pdf

links

x bienal de arquitetura de são paulo

Cidade: modos de fazer, modos de usar
Guilherme Wisnik, Ana Luiza Nobre e Ligia Nobre

Interação


ferramentas para múltiplos futuros
http://ligianobre.org/files/gimgs/th-60_XBienalPompeia-24.jpg
http://ligianobre.org/files/gimgs/th-60_XBienalPompeia-25.jpg
http://ligianobre.org/files/gimgs/th-60_XBienalPompeia-27.jpg
http://ligianobre.org/files/gimgs/th-60_XBienalPompeia-29.jpg
http://ligianobre.org/files/gimgs/th-60_XBienalPompeia-21.jpg
http://ligianobre.org/files/gimgs/th-60_XBienalPompeia-16.jpg
http://ligianobre.org/files/gimgs/th-60_XBienalPompeia-30.jpg
http://ligianobre.org/files/gimgs/th-60_XBienalPompeia-18.jpg
http://ligianobre.org/files/gimgs/th-60_XBienalPompeia-22.jpg
http://ligianobre.org/files/gimgs/th-60_XBienalPompeia-20.jpg
http://ligianobre.org/files/gimgs/th-60_XBienalPompeia-19.jpg
http://ligianobre.org/files/gimgs/th-60_XBienalPompeia-15.jpg
http://ligianobre.org/files/gimgs/th-60_XBienalPompeia-11.jpg
http://ligianobre.org/files/gimgs/th-60_XBienalPompeia-10.jpg
http://ligianobre.org/files/gimgs/th-60_XBienalPompeia-6.jpg
http://ligianobre.org/files/gimgs/th-60_XBienalPompeia-31.jpg
http://ligianobre.org/files/gimgs/th-60_XBienalPompeia-2.jpg
http://ligianobre.org/files/gimgs/th-60_XBienalPompeia-4.jpg
http://ligianobre.org/files/gimgs/th-60_m1-compressed.jpg
http://ligianobre.org/files/gimgs/th-60_IMG_5054b.jpg
http://ligianobre.org/files/gimgs/th-60_m2-compressed.jpg
http://ligianobre.org/files/gimgs/th-60_m3-compressed.jpg
http://ligianobre.org/files/gimgs/th-60_m4-compressed.jpg
http://ligianobre.org/files/gimgs/th-60_m5-compressed.jpg
http://ligianobre.org/files/gimgs/th-60_m6-compressed.jpg
http://ligianobre.org/files/gimgs/th-60_m7-compressed.jpg
http://ligianobre.org/files/gimgs/th-60_m8-compressed.jpg
http://ligianobre.org/files/gimgs/th-60_m9-compressed.jpg
http://ligianobre.org/files/gimgs/th-60_IMG_5341b.jpg
http://ligianobre.org/files/gimgs/th-60_IMG_5354b.jpg
http://ligianobre.org/files/gimgs/th-60_IMG_4734b.jpg
http://ligianobre.org/files/gimgs/th-60_IMG_4718b.jpg
http://ligianobre.org/files/gimgs/th-60_IMG_4679b.jpg
http://ligianobre.org/files/gimgs/th-60_IMG_4685b.jpg
http://ligianobre.org/files/gimgs/th-60_IMG_5370b.jpg
http://ligianobre.org/files/gimgs/th-60_IMG_5379b.jpg